Mostra Cinemas do Brasil

A 2ª Mostra Cinemas do Brasil - No mundo de 2020 será realizada em formato virtual, com início em 1º de dezembro de 2020 e contará com mais de 30 filmes sobre cinemas de rua do Brasil, que poderão ser assistidos de forma gratuita até 31 de dezembro no site da mostra www.mostracinemasdobrasil.com.br/. Uma programação paralela será realizada também no portal da Mostra Cinemas do Brasil e contemplará exibições de longas-metragens, websérie e encontros com realizadores dos filmes que integram a programação.

 

A segunda edição da mostra apresenta um panorama de curtas-metragens, em sua maioria documentários que buscam homenagear os cinemas de rua do país, além de propor uma discussão sobre a atual situação desses monumentos arquitetônicos que, em grande parte, estão de portas fechadas e sem nenhum tipo de reparo ou manutenção. A mostra temática tem por objetivo tornar os cinemas de rua os protagonistas das histórias na tela e contempla produções de várias cidades do país. A programação completa da  2ª Mostra Cinemas do Brasil - No mundo de 2020 será divulgada em breve no portal e redes sociais da mostra. 

 

A primeira edição da Mostra Cinemas do Brasil intitulada ‘Quando a sala de projeção vira personagem’ aconteceu de fevereiro a julho de 2019, em mais de 40 cidades brasileiras e exibiu 24 filmes sobre cinemas de rua do país, com abertura no Cinema Olympia em Belém-PA, por sua importância histórica e por ser o mais antigo cinema de rua do país em funcionamento. A Mostra Cinemas do Brasil passou também pelo Cinema Rio Branco (Nazaré-BA), Sala Walter da Silveira (Salvador-BA), Cinema São Luiz (Fortaleza-CE), Cinemateca do MAM (Rio de Janeiro-RJ), Cinemateca de Curitiba (Curitiba-PR), Cine Casarão (Manaus-AM), Cine Teatro São Joaquim (Goiás-GO), Cinema da Praça (Paraty-RJ), MIS Cine Santa Tereza (Belo Horizonte-MG), Cine Paiaguás (Ilha Solteira-SP), Cine Casulo (Seropédica-RJ), Cine Cultura (Palmas-TO), Cine Pireneus (Pirenópolis-GO),Cine Teatro Gomes Jardim (Guaíba-RS), Cinemateca Capitólio (Porto Alegre-RS), sendo essa última, realizada como programação em comemoração aos 247 anos de Porto Alegre-RS, também ao dia do cinema Gaúcho, e ao quarto aniversário da inauguração da Cinemateca Capitólio.

 

A Mostra Cinemas do Brasil - Quando a sala de projeção vira personagem teve exibições também na fachada do antigo Cine Rex (Teresina-PI), e foi exibida também em diversos cineclubes, escolas e universidades do Brasil, com destaque para o Cineclube Itinerante Artistas Cidadãos (Santo André-SP), Cineclube Silvio Tendler (Cataguases-MG), Popcine (Além Paraíba-MG), Estação da Cultura (Arcoverde-PE), Espaço Iauê (Poá-SP), Praça do CEU (Lages-SC), Casa das Artes (Novo Hamburgo-RS), Centro Cultural de Aracaju (Aracaju-SE), CEU das Artes (Navegantes-SC), Fundação Cultural Badesc (Florianópolis-SC), Ponto de Cultura Flor de Lótus (Itapagé-CE), Museu Nísia Floresta (Nísia Floresta-RN), Praça da Cidade (Nova Canaã-BA). Um recorte da Mostra Cinemas do Brasil foi exibido também na televisão através da TVE Bahia/IRDEB, onde esteve em cartaz por 5 semanas. Em Israel, a Mostra Cinemas do Brasil foi realizada em duas sessões no Centro Cultural Brasileiro em Tel Aviv. 

 

O projeto Mostra Cinemas do Brasil é idealizado e coordenado por Eudaldo Monção Jr. e é uma produção (Memorabília Filmes). Ação realizada com recursos da Lei Federal nº 14.017/2020 - Lei Aldir Blanc. Esta edição na Mostra Cinemas do Brasil, conta com o apoio cultural do site Apostila de cinema. A curadoria foi realizada por Eudaldo Monção Jr, diretor dos filmes ‘Cine Rio Branco’, ‘Recordações de ontem’ e ‘Os cinemas do Brasil em tempos de pandemia’ e por Priscila Urpia, curadora integrante do Coletivo #CineRuaPE, Cineclube CineRua e do Conselho Consultivo do Audiovisual de Pernambuco.

Mostra Cinemas do Brasil na TVE Bahia

Participação no programa TVE Revista apresentando a programação da Mostra Cinemas do Brasil, 2019.

Mostra Cinemas do Brasil na TV Cultura Pará

Reportagem TV Cultura Pará sobre a Mostra Cinemas do Brasil - Quando a Sala de Projeção Vira Personagem. De 21 a 26 de Fevereiro no Cinema Olympia em Belém-PA, 2019.

Mostra Cinemas do Brasil estreia na TVE Bahia​, 2019

Chamada Mostra Cinemas do Brasil em cartaz na TVE Bahia​, 2019

Abertura Mostra Cinemas do Brasil em cartaz na TVE Bahia​, 2019

Mostra Cinemas do Brasil estreia em Caratinga-MG no Nudoc – Núcleo de Documentação e Estudos Históricos.

Entrevista com Cláudio Soares Barros coordenador do espaço, 2019.

© Exclusivamente Mostra Cinemas do Brasil - No Mundo de 2020

MOSTRA CINEMAS DO BRASIL (NO MUNDO DE 2020), MEMORABÍLIA FILMES